segunda-feira, 7 de junho de 2010

Hades

http://3.bp.blogspot.com/_8Z-SfESmoBk/R6NhidxgvTI/AAAAAAAAAOA/wye8OooWkqo/S600/hades.gif

Hades
, deus do mundo subterrâneo (ou deus do inferno) da mitologia grega(ou Plutão, na mitologia romana), filho de Cronos e Réia, irmão de Zeus, Héstia, Deméter, Hera e Poseidon. Era casado com Perséfone (Cora para os romanos), que raptou do mundo superior, para ter como sua rainha. Este mito ficou muito conhecido como o rapto de Cora . Ele a traiu duas vezes, uma quando teve um caso com a ninfa do Cócito e também quando se apaixonou por Leuce, filha do Oceano. Hades dominava o reino dos mortos, um lugar onde só imperava a tristeza. Conseguiu esse domínio através de uma luta contra os titãs, que Poseidon, Zeus e ele venceram. Assim Poseidon ficou com o domínio dos mares, Zeus ficou com o céu e a Terra e Hades com o domínio das profundezas. Era um deus quieto e seu nome quase nunca era pronunciado, pois tinham medo, para isso usavam outros nomes como o de Plutão. Um deus muito temido, pois no seu mundo sempre havia espaço para as almas. Seu mundo era dividido em duas partes: o Érebo onde as almas ficavam para ser julgadas para receber seus castigos ou então suas recompensas; e também a parte do Tártaro que era a mais profunda região onde os titãs ficavam aprisionados. Hades era presidente do tribunal, era ele que dava a sentença dos julgamentos. Além das sombras e almas encontradas em seus domínios, era também cuidadosamente vigiado pelo Cérbero que era seu cão de três cabeças e cauda de Dragão. Era conhecido como hospitaleiro, pois nos seus domínios sempre tinha lugar para mais uma alma. O deus quase nunca deixava seus domínios para se preocupar com assuntos do mundo superior, fez isso duas vezes quando foi raptar sua esposa e a outra quando foi para o Olimpo se curar de uma ferida feita por Hércules. Hades tinha o poder de restituir a vida de um homem, mas fez isso poucas vezes e muitas delas a pedido de sua esposa. Também conhecido como o Invisível, pois com a ajuda do seu capacete que o protege de todos os olhares. Este capacete também foi usado por outros heróis como Atena e Perseu. Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, Hades não é o deus da morte e sim o da pós-morte, ele comanda as almas depois que as pessoas morrem. Apenas Ares e Cronos são responsáveis pela morte e com isso até inimigos da humanidade, o que ele não era e sim temido por sua fama.

http://i261.photobucket.com/albums/ii61/BOBVTUOL/hadesa.jpg

4 comentários:

  1. Tenho a ideia de que Hades nunca traiu Proserpina. Tens a certexa de que a traiu? Olha que eles acabaram por ser extremamente felizes apesar do começo atribulado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, existe algumas versões que Hades teria traido Perséfone,e acabei por optar por uma delas, pois achei bem interessante esse fato,e cada leitor pode tirar sua propria conclusão da maneira que achar mais adequada. Vou deixar algumas das fontes que pesquisei.Se quiser dar uma averiguada. Mas obrigado pelo comentário, sempre bom ver as pessoas interessadas em lendas!!

    http://contoselendas.blogspot.com/2005/08/hades.html
    http://www.encontroacp.psc.br/mitologia.htm
    http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MGHades0.html

    ResponderExcluir
  3. nossa como você interpreta continue assim sua pesquisa vai me ajudar e muito!!!!
    VALEU! MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  4. ha e mais uma coisa meu nome é Ana Clara!!

    ResponderExcluir