quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Besta de Gévaudan

 

No final do século XVIII, na região francesa de Gévaudan, zona que pertence a Languedoc (sul da França), um animal feroz aterrorizou os moradores, provocando vários ataques que  foram documentados. O animal foi  descrito por testemunhas como tendo dentes formidáveis ​​e cauda imensa,  a pele de um tom avermelhado, além de emitir um odor insuportável, algumas pessoas ainda diziam que ouviram uma sonora risada vindo desse terrível e assustador animal. Ele matava suas vítimas, rasgando a garganta com os dentes. O número de vítimas difere de acordo com a fonte. De Beaufort (1987) estimou 210 ataques, resultando em 113 mortes e 49 feridos, 98 das vítimas mortas foram parcialmente comidos.O primeiro ataque que forneceu uma descrição de uma da criatura, ocorreu em 01 de junho de 1764,  uma mulher viu a grande besta vindo em sua direção, sua salvação  foram os touros que ela cuidava que mantiveram a fera afastada repelindo-a com seus chifres. A primeira vítima oficial da besta, Jeanne Boulet, 14, foi morta um mês depois, em 30 de junho, perto da aldeia de Les Hubacs , não muito longe Langogne. Nos seguintes meses o terror varreu a região. A besta aproveitou-se de presas fáceis, mulheres e crianças, e também homens solitários que cuidavam de animais domésticos no pasto. Muitos que foram devorados foram levados para lugares distantes. A maioria das pessoas que viram a criatura e sobreviveram ficaram em choque.
Havia uma especulação de que a criatura era realmente um grande lobo, Chegaram a disparar sobre a besta, mas ela aparentemente continuou viva. A criatura veio ser considerada um demónio ou um ser sobrenatural.
 Foram feitas na região numerosas investidas para caçar o animal, organizadas muitas vezes por nobres da região, como o Marquês de Apcher ou o Conde de Morangias, mas sempre sem resultado. As notícias dos ataques da "besta" acabou chegando até a Corte, em Paris, e o rei Luís XV viu-se obrigado a responder de algum jeito às demandas cada vez mais insistentes dos camponeses ,e  decidiu oferecer seis mil libras de recompensa a quem matasse a besta.
 Em 21 de setembro de 1765, foi abatido um grande animal que foi identificado como a “Besta”, por Antoine de Beauterne. Este animal pesava 64 quilos, tinha 87 centímetros de altura e 183 centímetros de comprimento total. O lobo foi chamado de Le Loup de Chazes. O animal foi empalhado e enviado para Versalhes, onde Antoine foi recebido como um herói, recebendo uma grande soma de dinheiro, bem como títulos e prêmios. Entretanto, em 2 de dezembro do mesmo ano, foram relatados novos ataques a duas crianças que ficaram gravemente feridas. Dezenas de casos de ataques foram novamente relatados.

 

E em 19 de Junho de 1767, um caçador local  Jean Chastel, matou a besta, o que marcou o fim dos ataques em Gévaudan, segundo os dados da época, este animal pesava 58 quilos, e foi morto com uma bala de prata benzida por um padre, sendo este o primeiro registro desse tipo de caçada.. Ao ser aberto, no estômago do animal foi mostrado para conter restos humanos. Mais existe uma controvérsia  que envolve Chastel , afirmaram  que durante a caça da besta , parte de um grupo de caça, sentou-se para ler a Bíblia e orar . Durante uma das orações a criatura veio à vista, olhando para Chastel, que terminou sua oração antes de disparar a bala de prata na besta. Este teria sido o comportamento estranho para a besta, já que costumava  atacar sem exitar . Alguns acreditam que esta é a prova que Chastel conhecia a besta, e a teria treinado para matar. No entanto, a história da oração pode simplesmente ter sido inventada por religiosos.
Certos criptozoologistas sugerem que a Besta poderia ser uma reminiscência de um mesoniquídeo, observando como algumas testemunhas descreveram o animal, como um lobo enorme com cascos ao invés de patas e era maior do que qualquer lobo de tamanho normal.
Em outubro de 2009, o canal History exibiu um documentário chamado A Real Wolfman, que argumentou que era um animal exótico na forma de uma hiena asiática, uma espécie de pelos compridos de Hyaenidae agora extinta na Europa.

 

16 comentários:

  1. Muito legal. A parte da bala de prata foi a melhor. Enigmático.

    ResponderExcluir
  2. muito irado eu fiquei sabendo na serie teen wofw muito irado scott meu irmao foi mordido por ela eu e ele

    ResponderExcluir
  3. muito legal scott se cuida

    ResponderExcluir
  4. depois de ler isso eu me lembrei de um lugar que não faço ideia de onde é e depois eu me arrepiei o estranho é que raramente me arrepio desde o mês retrasado essa é a primeira vez que eu me arrepio

    ResponderExcluir
  5. Bem tudo isso vem de algum lado, tem pelo menos um fundo de verdade e depois folclore. Podia ser um lobo maior e bastante agressivo e se calhar faltavam-lhe as presas naturais pra se alimentar mas lobos andam em alcateias, a menos que ainda a estivessem a formar não seriam só dois.

    ResponderExcluir
  6. procuro homens e mulheres para enfrentar uma caçada meio louca matar lobisomens essa e a caçada me ajudem pois um deles levou algo mt valioso de mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você poder me explicar melhor ou dizer onde foi e como poderia-lhe ajudar

      Excluir
    2. Se pudesse me explicar melhor também

      Excluir
  7. Por causa dessa história dela saber rir eu vi num documentário que alguns acham que ela é uma hiena,mas oque um animal africano estava fazendo na Europa.

    ResponderExcluir
  8. Nos ser normais precisamos de istorinhas para nos tentar dar medos e assim sabemos ate q ponto nos somos corajosos kkk

    ResponderExcluir
  9. Nos ser normais precisamos de istorinhas para nos tentar dar medos e assim sabemos ate q ponto nos somos corajosos kkk

    ResponderExcluir
  10. Preciso falara com quem fez essa materia,tenho uma coisa pra mostrar

    ResponderExcluir
  11. Preciso falara com quem fez essa materia,tenho uma coisa pra mostrar

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro casos/relatos como o da Besta de Gevaudan
    Gostei muito
    Eu assisti o documentário do canal History e achei bem interessante.

    ResponderExcluir