sábado, 19 de junho de 2010

Sobek

http://4.bp.blogspot.com/_m038xlY5fpE/TA0z11ZFZYI/AAAAAAAACmU/bgZFh4RSmLA/s400/sobek.jpg

Sobek é uma divindade da mitologia egípcia, o deus-crocodilo do rio Nilo, ligado ao deus-sol Rá. Simbolizava o poder dos faraós egípcios, sendo descrito como um homem com cabeça de crocodilo.
Os crocodilos do rio Nilo eram considerados manifestações do deus Sobek na Terra. Por isso, exemplares desses animais eram enfeitados com jóias, tratados regiamente e cultuados pelos antigos egípcios. Após a morte, eram mumificados e sepultados em lugares apropriados.
Sobek é muito visto como um deus bom, sendo deus da fertilidade, da vegetação e da vida, ele é dito como o criador do rio Nilo, que foi criado a partir de seu suor.
Sobek nem sempre foi considerado um deus bondoso, quando ele surgiu das águas primordiais do caos como "o senhor das águas", era temido por seu aspecto maligno, e era chamado de demônio de Duat (local onde Osíris julga os mortos), acabou se associando com Seth, pois causava muito perigo e desordem, também é dito que depois de Seth matar Osíris, ele se escondeu num corpo de crocodilo, para não receber castigo pelo seu crime, e o crocodilo se tornou Sobek.
Sobek era dito, em outras versões, como filho de Set com Neit.


2 comentários:

  1. eu me chamo Sobek de Alcantara Rebello.
    Venho da selva verde da amazonia brasileira, trabalho com energias veja o site: www.BodyMindinstitute.ca

    ResponderExcluir
  2. Pai, amo vc....Que Deus te abençoe.....Bjs, Cris

    ResponderExcluir