quarta-feira, 16 de junho de 2010

Gnomos

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWNV5RiuxZ67PclDwyYzm39pdOBPQ9QWaVx7h1utOR1e9o-E2GFgO6XFLv0MEy_qGC7xAu01_hl9Q6vfZWjM3zcLeF52htShHHnc0CrfVdSX7mGvZ243wZJMtI2gNHO64egainsqjawN4/s400/gnomo-elementais-da-terra.jpg

Os gnomos são espíritos de pequena estatura amplamente conhecidos e descritos entre os seres elementais da terra. A origem das lendas dos gnomos terá muito provavelmente sido no oriente e influenciado de forma decisiva a cultura antiga da Escandinávia.Com a evolução dos contos, o gnomo tornou-se na imaginação popular um anão,velhinhos de cara enrugada e roupa suja e amassada. É comum serem representados como seres mágicos não só protetores da natureza e dos seus segredos como dos jardins, aparecendo como ornamento. Conta-se que foram os primeiros habitantes do mundo.Vivem uns seiscentos anos, mas morrem como os humanos.Vivem debaixo da terra e adoram trabalhar.Transformam rochas em cristais e dão brilho e cor a todas as pedras preciosas.Também fertilizam a terra e a deixam macia para que as sementes fiquem bem acomodadas.O gnomos gostam tanto de certas pedras que, às vezes, vão morar dentro delas, pessoas afirmam que de noite, costumam ouvir ronquinhos saindo de seus cristais. Muitas bruxas usam bola de cristal para ver o futuro. O que pouca gente sabe é que são os gnomas que moram dentro das bolas e contam tudo para elas. Eles nos observamde longe e ás vezes escolhem certas crianças especiais para acompanhar durante toda a vida. Na mitologia nórdica, os gnomos confundem-se com a tradição dos anões, pelo que não é invulgar associa-los a seres que habitam as cavernas ou grutas escuras e não suportam a luz do sol. No conceito geral, têm a capacidade de penetrar em todos os poros de terra e até de se introduzirem nas raízes das montanhas, explorando os mais ricos minérios ocultos e trabalhando-os com intenso e delicado labor. Como são difíceis de ver, simbolizam o ser invisível que através do inconsciente ou da imaginação e visão onírica tornam visíveis os objectos e materiais desejados pela cobiça humana. São os guardiões de tesouros íntimos da humanidade. Por vezes um gnomo capturado pode conceder desejos a um humano que o capture, mas a maioria das vezes o desejo realizado pode acabar por se tornar uma maldição. Tal atitude deve-se ao facto que um gnomo castiga com ardis o ser que odeia e, por isso, na imaginação popular da cultura europeia mediterrânea o gnomo é feio, disforme e malicioso.


Um comentário:

  1. Qdo pequena, eu vi um gnomo, porém ninguém acredita qdo conto, mas o q importa é que realmente tive a honra de ver este ser elemental da natureza.

    ResponderExcluir