segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Barqueiro Caronte


Caronte (em grego, Χάρωνo brilho) era uma figura mitólogica do mundo inferior grego (o Tártaro) que transportava os recém- mortos na sua barca através do Aqueronte, rio que delimitava a região infernal, até o local no Tártaro que lhes era destinado. Era costume grego colocar uma moeda, chamada óbolo, sob a língua do cadáver, para pagar Caronte pela viagem. Se a alma não pudesse pagar ficaria forçosamente na margem do Aqueronte para toda a eternidade, e os gregos temiam que pudesse regressar para perturbar os vivos. Caronte era muitas vezes retratado com uma máscara de bronze na qual ocultava sua verdadeira face macabra que faria os recém-mortos repensarem em entrar na barca. Caronte recebeu esta tarefa após ter tentado roubar a caixa de pandora, surpreendido por Zeus ele foi mandado para o Erebus onde deveria cumprir sua tarefa. No início, Caronte fazia a travessia junto com seu irmão gêmeo Corante. Cada um utilizava um remo e cada um ficava com uma das moedas e, quando mandavam uma gorjeta a mais, os dois dividiam. Assim deveria ser por toda a eternidade. Porém Corante começou a notar que as gorjetas estavam cada vez mais raras e, quando haviam, eram valores muito menores que o costumeiro, e começou a duvidar de seu irmão. Pois que um dia descobriu que Caronte estava lhe roubando. Pegava a gorjeta antes que ele viesse e desviava parte do faturamento para si. Por isso os dois brigaram selvagemente por 13 meses (de 28 dias) e um dia. Neste tempo, os mortos perambulavam pela terra, pois não havia quem os conduzisse para o Outro Mundo. No 365º dia, Caronte matou seu irmão afogando-o no rio. Nesta hora o corpo de Corante se dissolveu e tingiu todo rio de vermelho.

http://www.biblioteca.templodeapolo.net/imagens/imagens/Caronte%200001%20www.templodeapolo.net%20-%20John%20Roddam%20Spencer%20Stanhope%201829-1908.jpg

3 comentários:

  1. O carontee da mitologia grega, da grecia antiga, portanto ele nao é uma lenda medieval.

    ResponderExcluir
  2. "Apesar do nome Medieval Legends (lendas medievais) atendendo aos nossos leitores, não nos atemos somente às lendas medievais, mas também as lendas e criaturas que habitam o imaginário do ser humano."
    Repare que isso está escrito logo no início da página.

    ResponderExcluir