sábado, 19 de junho de 2010

Deusa Bastet

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhG6HhQJ7SVcnC8AGN6Mci2WCd0kDtsw0fITc10gs4eEucg4IECvn1imc9zwfRv7pdxbN7WrmyptM3gLeIa7LCddq_7Bdxu5b-utJXT-vuP_vJ8P9_jd4MJwj8CYwhi4merAh9Erd0PrjU/s400/i_bastet.jpg

Bastet é uma deusa do sol, ficou muito conhecida como a deusa gato, é deusa da fertilidade e protege as mulheres grávidas. Tinha um poder sobre os eclipses solares. Bastet se casou com o deus Ptah e teve dois filhos com ele, Nefertum e Mihos, nos templos de Bastet, eram criados gatos que eram considerados como a própria encarnação de Bastet e quando morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais específicos.

http://organismo.art.br/blog/wp-images/bastet_cats.jpg

Por vezes é confundida como Sekhmet, deusa de cabeça de leão. Os egípcios parecem ter tido dificuldades para dissociar estas duas divindades e dizem que Bastet e Sekhmet são uma única pessoa com personalidades e características diferentes.
A primeira é amável e sossegada, enquanto que a segunda é guerreira implacável.
Quando Bastet se enfurecia transformava-se na terrível Sekhmet, uma leoa .

http://lh5.ggpht.com/_d_OLmog58EI/SawKe8AFr5I/AAAAAAAAEtE/e_WQ7XwabME/s576/SEKHMET.jpg
 
Passada da cólera, metamorfoseava-se novamente em gata, reassumindo sua docilidade. Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com cerveja para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. Dando origem a lenda de ela teria sido transformada em um gato manso, originando a deusa Basket.
Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Artemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.
Com o tempo, ela também perdeu sua cabeça original de gato selvagem do deserto ou leão e ganhou a cabeça de um gato doméstico. Os gatos eram muito importantes para os egípcios, porque protegiam os grãos dos animais daninhos, e acreditava-se que Bastet os protegia. Quem matasse um gato era punido com a morte.

4 comentários:

  1. Estou apaixonada pelo seu Blog !!! Parabens !!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, fico feliz que tenha gostado do blog.

    ResponderExcluir
  3. sou uma pessoa que adimira a deusa bastet por ser uma pessoa mança e adoravel que protege as mulheres gravidas,e tbm e a deusa da lua.eu li cada historia conto ou lenda que tinha por parte a deusa bastet e agora sou fa desse blog.
    vcs sao d+

    ResponderExcluir