segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Dama Branca da Alemanha

A Weisse Frau (Dama Branca) era um espectro que durante muitos anos apareceu em castelos reais alemães, sobretudo nos de Karlsruhe, Berlim, Bayreuth, Darmstadt e Neuhaus, na Boémia. Vestida de branco, era inofensiva, limitando-se a inclinar a cabeça quando se encontrava com alguém. Corriam, no entanto, rumores entre os Hohenzollerns, a família real da Prússia, de que ela era vista antes da ocorrência de catástrofes e mortes na família. Em Dezembro de l628, a Dama Branca apareceu no palácio real de Berlim e disse: -Vinde, julgai os rápidos e os mortos! Eu aguardo o meu julgamento.» Uma lenda identificou-a com o espírito de uma mulher do século XV, Bertha, ou Perchta, von Rosenberg, de Neuhaus, que de noite visitava os quartos de bebés reais para embalar as crianças enquanto as amas dormiam. Quando certa vez uma ama, aterrorizada, a viu, ela disse: -Eu não sou, como tu, uma estranha entre estas paredes. Eu sou da família, e esta criança descende dos filhos dos meus filhos. Os Hohenzollerns explicavam a Dama Branca como sendo o fantasma da condessa Agnes de Orlamünde, emparedada viva por ter envenenado os próprios filhos. Era por vezes descrita vestida de preto e branco, as cores da Prússia. A sua aparição foi documentada pela primeira vez em 1486 no Palácio de Bayreuth, e diz-se que foi vista pela última vez em 1879. A morte de Frederico I, o primeiro rei da Prússia, em 1713 foi precipitada pela sua crença na Dama Branca. A sua segunda mulher, que sofria de uma loucura ligeira, costumava vestir-se de musselina branca. Certa tarde, escapou-se das suas aias e atravessou uma porta de vidro antes de entrar nos aposentos de Frederico. O rei acordou da sua sesta e ficou tão aterrorizado ao ver a aparição vestida de branco com sangue a escorrer pelo vestido que adoeceu. Morreu pouco depois, convencido de que a Weisse Frau o tinha amaldiçoado.
WebRecados.com - Recados Animados para seu Orkut

9 comentários:

  1. gosteii tanto q vouu fazer um trabalho sobre ele...

    ResponderExcluir
  2. Relata-se sobre ela no Livro dos Médiuns de Allan Kardec..

    ResponderExcluir
  3. Olá, na verdade ainda não li o livro dos médiuns, mas no livro Romance de uma Rainha do escritor J.W.Rochester, ele faz um comentário sobre as reencarnações da Condessa Agnes de Orlamünde,a suposta "Dama Branca da Alemanha"

    ResponderExcluir
  4. lenda da minha decendencia ta certo?
    fiz meu trabalho com ela e ela é muito bacana!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei vou fazer uma peca sobre essa lenda!

    ResponderExcluir
  6. Pois é legal...mas é muito longa

    ResponderExcluir
  7. olá sou Thais de São Carlos estado de São Paulo gostei da lenda e fiquei pasma quando descobri que Allan Kardec já mencionou ela em seu livro queria ler este livro dos espiritos deve ser bom demais .
    Se ele postou ela no seu livro é por que é real o que é real ele conta mesmo no livro era como o chico chavier sentia e previa isso então ela é real mesmo !
    adorei escreva mais sobre ela e mais sobre o que tem no livro de chico ! obrigada !




    ResponderExcluir
  8. No livro dos mediuns Kardek faz mensao a esta DAMA DE BRANCO,porem pede que se leia uma revista espirita de fevereiro de 1860,para que possamos entender sobre o assunto. No livro dos espiritos nao sei se ha qualquer relato.

    ResponderExcluir