terça-feira, 9 de março de 2010

A Lenda de Osíris



Conta a lenda que Seth com inveja de Osiris, por este ter herdado o reino do pai na terra, engendrou um plano para matá-lo e assim usurpar o poder. Quando Osiris dormia, Seth tirou suas medidas e ajudado por 72 conspiradores, mandou construir um esquife com as medidas exatas de Osiris.
Organizou um banquete e lançou um desafio, aquele que coubesse no esquife o ganharia de presente. Todos os deuses entraram e não se ajustaram.
Assim que Osiris entrou no esquife, Seth o trancou e mandou jogá-lo no rio, a correnteza o levou até a Fenícia. Ali ficou preso em uma planta até fazer parte do caule, que foi usado para construir uma coluna o "Djed".
Isis partiu em busca do esposo, e após muitas aventuras, conseguiu regressar ao Egito com a caixa, que escondeu em uma plantação de papiro. Seth a descobriu e cortou o corpo de Osiris em q
uatorze pedaços, que espalhou pelo Egito.
Novamente Isis parte em busca dos despojos do esposo e dessa vez ajudada pela irmã Néftis, transformadas em milhafres (espécie de ave de rapina, semelhante ao abutre), encontram todas as partes de Osiris, exceto o órgão genital, que havia sido devorada por um peixe o Oxirincos.

Isis foi ajudada por Anubis que embalsamou Osiris, e este tornou-se a primeira múmia do Egito. Utilizando seus poderes mágicos, Isis, conseguiu que Osiris a fecundasse e dessa união nasceu Horus.
Seth iniciou uma luta pelo poder que envolveu todos os deuses. Por fim o próprio Osiris a partir do outro mundo, ameaçou mandar leva
ntar todos os mortos se não fosse feita a justiça.
Rá e um tribunal de deuses estabeleceram que a sucessão fosse hereditária, e assim, Hórus pôde reinar.
Dessa maneira o Faraó em vida convertia-se em Hórus e ao morrer identificava-se com Osiris, o soberano do Além, considerando-se igual ao deus.



http://egipto01.no.sapo.pt/osiris.gif

13 comentários:

  1. muito bom me ajudou a fazer meu trabalho de história e é muito informativo :)

    ResponderExcluir
  2. Eu também consegui fazer o meu dever de história. Obrigado^^

    ResponderExcluir
  3. muiito bom :) tem muita informação, me ajudou muito no meu trabalho de história =)

    ResponderExcluir
  4. ae gostei vou usar esse aqui

    ResponderExcluir
  5. Muito bem mas a palavra Seth esta errada.É Set porque Seth com h significa o nome de um outro faráo, mas não o que o dessa hisótia conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, eu também vi isso e vi que estava errado.Meu prof que contou.

      Excluir
  6. Isso vai cair em uma prova minha!Meu professor contou exatamente assim, muito bom , meus parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Há muitas controvérsias. Quando a gente pensa que descobriu a verdade surge a dúvida novamente.

    ResponderExcluir