sexta-feira, 29 de maio de 2009

Caboclo d'Água


O Caboclo d'Água é um ser mítico, defensor do Rio São Francisco que assombra os pescadores e navegantes, chegando mesmo a virar e afundar embarcações. Para esconjurá-lo, os marujos do São Francisco fazem esculpir, à proa de seus barcos, figuras assustadoras chamadas carrancas.
Outros lançam fumo nas águas para acalmá-lo. Também são cravadas facas no fundo de canoas, por haver a crença de que o aço afugenta manifestações de seres sobrenaturais.
Os nativos o descrevem como sendo um ser troncudo e musculoso, de pele cor de bronze e um unico, grande olho na testa. Apesar de seu tipo físico, o Caboclo d'Água consegue se locomover rapidamente. Apesar de poder viver fora da água, o Caboclo d'Água nunca se afasta das margens do rio São Francisco.
Quando não gosta de um pescador, ele afugenta os peixes para longe da rede, mas, se o pescador lhe faz um agrado, ele o ajuda para que a pesca seja farta. Há relatos de que ele também pode aparecer sob a forma de outros animais. Um pescador conta ter visto um animal morto boiando no rio; ao se aproximar com a canoa, notou que se tratava de um cavalo, mas, ao tentar se aproximar, para ver a marca e comunicar o fato ao dono, o animal rapidamente afundou. Em seguida, o barco começou a se mexer. Ao virar-se para o lado, notou o Caboclo d'Água agarrado à beirada, tentando virar o barco. Então o pescador, lembrando-se de que trazia fumo em sua sacola, atirou-o às águas, e o Caboclo d'Água saiu dando cambalhotas, mergulhando rio-abaixo.

3 comentários:

  1. que mentira. Deus não criou um ser desse para fumar e matar homens... que imaginação tem essas pessoas. eu acredito que seja algum macaco raro ou um felino... e assim vai. essas lendas são contadas por pessoas ignorantes!

    ResponderExcluir
  2. Ignorantes?
    Lendas são parte da cultura popular, ñ chamo niguem de ignorante só por que conta uma história que passa de pai para filho. As lendas fazem parte na cultura de um povo, e ignorante é quem não sabe disso. Devemos deixar de ser fundamentalitas e entender que lendas são lendas sempre vão existir e não posso ofender ninguem por isso...

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. O que seria do mundo sem a beleza e o encanto das lendas?

    ResponderExcluir