segunda-feira, 18 de junho de 2012

As Crianças Verdes


O fato inusitado teria ocorrido em algum momento entre 1135 e 1154, durante o reinado do rei Stephen, na Inglaterra. O acontecimento se deu na aldeia de Woolpit, em Suffolk.
Enquanto os agricultores trabalhavam nos campos, eles viram emergir de uma vala profunda, que era cavada para conter os lobos (wolf pits – daí o nome da cidade) duas crianças pequenas,um menino e uma menina, estavam vestidas com roupas estranhas e suas peles eram verdes. Era impossível se comunicar com eles por que tinham um dialeto desconhecido. As crianças estavam andando desorientados, e vagavam amparando-se um no outro. Os dois foram levados para o dono do feudo, Sir Richard Calne, estavam tristes e choraram por vários dias. As crianças, embora demonstranto famintas se recusaram a comer e a beber qualquer coisa, mas segundo os cronistas da época (William de Newburgh e Ralph, abade de Coggeshall), as crianças foram se acostumando pouco a pouco à dieta "humana".

 
O tempo passou, o garoto que parecia ser mais novo que a garota, adoeceu e morreu, logo depois que foram batizados. A garota adaptou-se melhor a sua nova situação. Ela aprendeu a falar inglês e gradualmente sua pele foi perdendo a cor verde.   Quando foi questionada sobre seu passado, a menina afirmou, que ela e o menino eram irmão e irmã, e tinha vindo de “terra de San Martin” onde o crepúsculo era perpétuo, e todos os habitantes eram de cor verde como eles.
Ela não tinha certeza exatamente onde se localizava sua terra natal, mas segundo disse, uma outra terra luminosa podia ser vista através de um “enorme rio” que separava as duas.
A menina verde também disse que se lembrava apenas que um dia eles estavam cuidando de rebanhos de seu pai nos campos e seguiram um animal até em uma caverna, onde ouviram o som alto dos sinos.
Extasiados, eles vagaram pela a escuridão da caverna, seguindo o som por um longo tempo até que eles chegaram à boca da caverna, onde foram imediatamente cegos pela luz do sol brilhando. Ficaram impressionados por longo tempo, até que o barulho dos ceifeiros os aterrorizou. Os dois se levantaram e tentaram fugir, mas foram incapazes de localizar a entrada da caverna, antes de serem capturados.


Segundo o escritor da crônica das crianças verdes, Ralph de Coggeshall, a menina foi empregada como criada na casa de Richard Calne,por muitos anos  onde ela foi considerada "muito irresponsável e insolente". Mais tarde a  jovem e se casou com um homem de King's Lynn,  que fica cerca de 40 milhas (64 km) de Woolpit. Com base em sua pesquisa sobre a história da família de Richard de Calne, o astrônomo e escritor Duncan Lunan concluiu que a menina recebeu o nome "Agnes", e que ela se casou com um oficial do rei chamado Richard Barre.
O misterioso caso das crianças verdes tem sido, ao longo de muitos anos objeto de estudos de especialistas de diversas áreas. Alguns acreditam que ela possa ser apenas um conto de fadas do século XII, que de tão estranho, foi ganhando ao longo dos séculos roupagens cada vez mais realistas.
Existem ainda especulações que dariam conta que as duas crianças seriam alienígenas ou seres intraterrenos, que ao aventurarem-se em seus mundos de origem, acabaram sendo transportados para a Terra. Muitas explicações têm aparecido para o enigma das crianças verdes. Uma das teorias sugeridas é que as crianças eram imigrantes flamengas que sofreram perseguição. Seus pais teriam sido mortos e o garoto e a garota se esconderam na floresta. Esta ideia explicaria as roupas diferentes, e o fato de falarem uma língua diferente, mas alguns pesquisadores contestam pois seria 
improvável que um homem culto local, como Richard de Calne não teria reconhecido a língua falada pelas crianças como sendo flamenga.

Outros sugerem má nutrição ou o envenenamento por arsênico para explicar a causa da pele verde. Também havia um rumor que um tio tentou envenenar as crianças, mas isso nunca foi confirmado. No entanto, outras pessoas como o astrônomo escocês, Duncan Lunan, sugeriam que as crianças eram alienígenas enviados de outro planeta para a Terra. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário