sexta-feira, 11 de maio de 2012

Lenda do Capelobo

 

Esta Lenda é muito comum na Região dos Rios do Pará e também no Maranhão. O nome capelobo, também chamado cupelobo é a união de um nome de significado provavelmente indígena, onde cape (osso quebrado, torto ou aleijado) + lobo. O Capelobo pode aparecer com duas formas distintas: Forma de animal onde parece com uma anta, porém com características mais distintas, é mais rápido, apresenta um focinho mais parecido com o de um cão ou porco, e com longa grina, muito peludo e extremamente feio, sempre perambula pelos campos, especialmente em várzeas. Já na forma semi-humana, aparece com um corpo humano com focinho de tamanduá e corpo arredondado.
Costuma sair a noite , rondando as casas e acampamentos que ficam dentro das florestas, denuncia-se pelos gritos e tem o pé em forma de fundo de garrafa. Mata cães e gatos recém-nascidos para devorar. Encontrando bicho de grande porte ou caçador, rasga-lhe a carótida e bebe o sangue. Só pode ser morto com um ferimento no umbigo.

 

5 comentários:

  1. Eu já vi um capelobo quando criança, e não é nada parecido com as descritas aqui.
    ouvimos um grito fino e estrodoso, acerca de uns 100 metros mata a dentro, como crinça é um ser puro e inocente, perguntei pro mais velho:
    -- Quem é, será que é plantador de roças?
    -- Deve ser, respodeu ele.
    Então continuamos, e durante toda a nosa caminha rumo a casa da madrinha do menino, os gritos foram ficando mais pertos da gente, e eu resolvi respoder um deles da mesma forme, e quase que instantâneo aquele grito se aproximou quase que fora da mata e ali permaneceu, e eu como não tinha conhecimento dos fatos e das lendas, continuei a gritar e, ele respondia. Foi quando chegamos em uma intersecção em ¨Y¨ e do havia uma pequena cabana, e mais uma o mais velho tentou nos amedrontar disendo:
    -- Vocês tão vendo aquela casa? ali morou uma bruxa, ela morreu lá, e se a gente ficar muito tempo la pra dentro pode ver ela, cara e tremia de medo e, me encostava nas outra crianças igual uma animalzinho amendrontado. Em meio a essas historias eu já nem lembrava dos gritos que também tinha se calado. quando chegamos na entrada da chacara eu lembrei do homem do mato que tava gritando, então subi na porteira dei um grito bem alto, foi quando a resposta vei em um som muito longe bem mais a frente de edtavamos. Então chegamos, o menino entregou o dinheiro e nós fomos bricar de castanha no buraco. ficamos por ali mais ou menos uma hora, até que a madrinha do menino pediu pra gente ir embora que era muito tarde e mata era perigosa, então, catamos o maximo de castanha de caju e pegamos a estrada de volta.
    quando eu cheguei na porteira não por qual motivo, mas, lebrei do homem dos gritos, subi na porteira e soltei um berro estrodoso, a resposta foi imediata, o tempo foi só o de descer da porteira para que o grito ecoasse acerca de uns dez metros de onde a gente tava. então, o menino mais velho disse para de gritar, num dá nem mais um grito. Então eu quis saber porque, mas, ele não disse nada, só pediu pra eu ficar cala e andar depressa.
    Durante todo o tempo que nós estavamos andando o grito nos acompanhou pela mata. passamos na casa da bruxa que eu nem olhei pra lá, chegamos na lagoa do peixe eletrico, passamos que nem lebramos de nada, quando atravessamos a lagoa, eu era um dos 3 primeiros da frente, quando em uma curva já próximo do corrego do inicio da viajem, quando me abaixei para seguarar minhas sandalhas ouvi em um grito em meio a uns rosnados o grito de desespero da criançada chamando por suas mães e corendo, quando eu olhei para traz, foi muito rápido eu vi em meio aquela crianças çogo atrás um vulto enorme de um animal que pulava rumo os meninos com uma enorme cabeleira branca e marron como se tivesse andando na ponta dos pés com os joelhos arrastando no chão e as mão comberta de pelos, não pra ver nitidamente por conta dos grito de pavor e desespeiro da menidada.
    Resumindo, parecia um homem que andava de quatro coberto por um couro de bode. quando adentramos na cidade ele deu meia volta, entrou na mata novamente, paramos de correr quando chegamos na casa de ancian que foi parteira e que inclusive fez o parto da minha mãe quando eu nasci, e ela perguntou:
    -- que foi que hove, por que essa carreira?
    então contamos a historia e, ela disse:
    -- Esse bicho que vocês viram é um capelobo, tambem chamado de mancebado, então perguntei :
    -- O que é mancebado?
    -- É um homem que conhe a intimidade de suas filhas e faz pacto com forças malignas para andar nas matas em forma de bicho nos dias quinta feira e sexta feira até o fim de sua vida.
    Então é isso pessoal, essa é minha historia, e é veridica, não duvidem.

    ResponderExcluir
  2. uau seu fato e historicamente historico

    ResponderExcluir
  3. não me ajudou em nada só me fez tirar zero esse texto lixo :[

    ResponderExcluir