terça-feira, 27 de março de 2012

Osterbaum ( Árvore de Páscoa)

 

A Árvore de Páscoa é um costume de origem Alemã. Uma bonita tradição pascal que observamos na Sexta-feira Santa e do Domingo de Páscoa até duas semanas depois. Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum - a Árvore de Páscoa. Seus símbolos têm sua origem na antiga Germânia, a região  hoje da Alemanha. A língua germânica deu origem ao alemão, inglês, neerlandês e às línguas escandinavas.
As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram.
A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. Colocam ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dalí ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol.




Nenhum comentário:

Postar um comentário