domingo, 18 de abril de 2010

A Lenda de Rômulo e Remo


Enéias, um príncipe troiano, filho de um mortal (rei de Tróia) e da Deusa Vênus, fugiu de sua cidade durante uma batalha. Acompanhado de alguns homens seguiu para a península itálica, onde seu filho Ascânio iniciou uma nova cidade chamada Alba Longa. Numitor e Amúlio, descendentes de Enéias, estão presentes no relato da lendária fundação de Roma. Silvio Procas, duodécimo rei de Alba-a-Longa, ao morrer, deixou dois filhos. O mais moço, Amulio, apoderou-se do trono em prejuízo de Numitor, seu irmão mais velho. Para garantir o reinado de seus descendentes, matou Lauso, filho de Numitor, numa caçada, e obrigou sua sobrinha, Rea Sílvia, a fazer um voto de castidade.
Contudo, o deus Marte tornou Rea Sílvia mãe de dois gêmeos, Rômulo e Remo. Quando Amulio soube disso, prendeu a vestal e mandou colocar os dois recém-nascidos numa cesta para que fossem lançados no rio Tibre. As águas do rio secaram imediatamente e as crianças ficaram abandonadas num local selvagem. Uma loba que acabara de perder seus filhos ouviu os vagidos de Rômulo e Remo e lhes deu de mamar com todo cuidado de mãe. Um pastor da vizinhança chamado Faustolo, ao perceber as idas e vindas da loba, seguiu-a e descobriu as crianças, levando-as para sua cabana, onde sua mulher os criou. Os dois irmãos cresceram entre os pastores, percorrendo bosques e montanhas, entregando-se à caça e lutando com ladrões de gado. Ora, um dia Remo foi capturado e levado à presença do rei Amulio, acusado de devastar os rebanhos de Numitor. Amulio mandou o prisioneiro para Numitor, que hesitou em matá-lo por achá-lo muito parecido com sua filha Rea Sílvia. Diante disso, Faustolo resolveu contar a Rômulo a história de sua origem. Rômulo se dirigiu a Alba, libertou o irmão, matou o rei Amulio e restabeleceu o trono a seu avô Numitor. Pouco tempo depois, Rômulo e Remo fundaram uma cidade no local em que haviam sido descobertos pelo pastor, traçando sulcos que marcavam seus limites. Rômulo proibiu solenemente a transposição dessas muralhas. Remo zombou da proibição e saltou por cima do fosso. Rômulo, furioso, matou-o imediatamente. Assassino de seu irmão, mas ambicioso em seus projetos, Rômulo começou a povoar a cidade com pastores, bandidos, escravos fugitivos e aventureiros. Como não havia mulheres, Rômulo fez anunciar uma grande festa com jogos extraordinários. Os sabinos dirigiram-se para lá com suas mulheres e filhos. Durante a festa, os companheiros de Rômulo raptaram as sabinas. Depois de muita luta, as sabinas concordaram em viver em paz com os romanos. Tácio, rei dos sabinos, dividiu o trono com Rômulo.


19 comentários:

  1. interessante lenda,devia ser adaptada para o cinema.

    ResponderExcluir
  2. que caca de lenda!
    mal olhei para ela deu-me vontade de lhe cagar em cima!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Legal a lenda ela vai me ser muito útil na hora de organizar meu trabalho de arte que a megera da minha professora tá cobrando he he he... adorei a lenda muito massa ela, essa loba deu de goleada em muitas mães que jogam seus fihos no lixo por aí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. muito bom , usei para meu trabalho espero que esteja certa

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,ajudou bastante no meu trabalho.

    Obrigado, beijos.



    Anna Beatriz

    ResponderExcluir
  6. Nossa estava otmo, ajudou para minha tarefa

    ResponderExcluir
  7. tava muito bom me ajudou muito

    ResponderExcluir
  8. muito bom mesmo essa lenda espero que me ajude no trabalho de história ainda tenhu que fazer desenhos obrigado pela ajuda beijoss!!!!!

    ResponderExcluir
  9. era esse tipo de hitória q eu estava procurando, conta tda a lenda porem d uma forma naum tao longa... obg

    Myka

    ResponderExcluir
  10. que orivelllllllllllllllllllll11

    ResponderExcluir
  11. quem diz que as lendas das grecia antiga nao vale ler esta mentindo porque so vagabundos e burros nao se interessem ,a historia deles pdem ser ate mentira mas tem muita gente hoje em dia que fazem o pior para os filhos linda historia a deles!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom me ajudou na minha tarefa!...

    ResponderExcluir
  13. FORMIDÁVEL ESTA LENDA, MUITO LINDA E GLORIOSA!!!

    ResponderExcluir
  14. esta lenda da mãe loba é interessante,
    hoje temos fé no nazareno da judeia da qual me obrigaram a ter fé quando ainda era pequeninho pois fui batizado catolico,existem os judeus ,existem os muçulmanos,existem hindus,existem os seguidores do gordão careca(buda),FRANCAMENTE PARA MIM A RELIGIAO ROMANA É A EUROPA,a propria loba é a europa(a peninsula da jutlandia dinamarca é o pescoço e cabeça da loba,ALEMANHA E EUROPA É O CORPO DA LOBA,obviamente quem vive na europa é pulga nativa,tem carrapatos e outros parasitas,NA ALEMANHA NAZISTA APARECEU O LIDER CHAMADO ADOLF(LOBO NOBRE )EM ALEMÃO,o nazismo foi um movimento nacionalista de pulgas nativas ,que não aceitava carrapatos e outros parasitas ,A MITOLOGIA É ALGO FANTASTICO,de uma coisa podem ter certeza onde tem uma lobinha tem um lobão.ONDE TEM LENDA GERALMENTE TEM UM FUNDO DE VERDADE.

    ResponderExcluir
  15. obrigada!!!
    eu tirei 10,0 no trbalho !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir