sábado, 6 de março de 2010

A Lenda de Narciso

http://umtipoassim.files.wordpress.com/2009/10/narciso.jpg

Na Mitologia Grega, Narciso (do Grego Νάρκισσος), era um herói do território de Téspias na Beócia, famoso pela sua beleza e orgulho. Era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura. Nas Metamorfoses, Ovídeo conta a história de uma ninfa bela e graciosa chamada Eco que amava Narciso em vão. A beleza de Narciso era tão inigualável que ele pensava que era semelhante a um deus, comparável à beleza de Dionísio e Apolo. Como resultado disso, Narciso rejeitou a afeição de Eco até que, desesperada, ela definhou, deixando apenas um sussurro débil e melancólico. Para dar uma lição ao rapaz frívolo, a deusa Némesis condenou Narciso a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco. Encantado pela sua própria beleza e enamorado pela sua própria imagem, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água. As ninfas construíram-lhe uma pira, mas quando foram buscar o corpo, apenas encontraram uma flor no seu lugar: o narciso.

http://bernardomotta.planetaclix.pt/img2/narciso.jpg

O Retrato de Dorian Gray é um romance de Oscar Wilde. O livro, realmente, faz referência à lenda grega de Narciso. O livro fala sobre o belo Dorian Gray que é pintado por um artista talentoso que se inspira nele. Quando o quadro está pronto, Dorian Gray se apaixona imediatamente por seu retrato. Parece tão inocente, tão jovem, e tão bonito para ele, que ele deseja que pudesse ficar jovem para sempre, e que fosse o retrato quem ficasse velho e feio. Infelizmente, o desejo de Dorian se torna realidade, e o quadro fica velho e feio, horrível e cruel, enquanto Dorian que cometeu muitos crimes permanece jovem e belo.

http://img.photobucket.com/albums/v635/DavesWorld56/HalloweenGifs/PictureOfDorianGreyClrFade.gif

4 comentários:

  1. REALMENTE É UMA HISTÓRIA NA QUAL ME ARREPIO,E DIGO QUE A NOSSA REALIDADE HOJE NÃO SEJE TÃO DIFERENTE ASSIM:VIVO UM AMOR EM VÃO ONDE"ELE"TEM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DE NARCISO.SÓ ESPERO QUE O FINAL NÃO SEJA O MESMO!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem nada a ver essa coisa ai
    !!!

    ResponderExcluir
  3. Esa histotlria nao tem nada aver a que eu vi em um prova da escola de português que eu fiz

    ResponderExcluir
  4. Se vc não sabe as lendas gregas tem várias versões e com certeza vc deve ter lido alguma outra.

    ResponderExcluir