sábado, 4 de fevereiro de 2012

Anfitrite

 http://1.bp.blogspot.com/_Hm5rBJUkNyQ/R4T5hKU2U8I/AAAAAAAAAEo/QsJkx0jeYk4/s400/Jacob%2520de%2520Gheyn%2520-%2520Neptune%2520and%2520Anfitrite.jpeg

Na mitologia grega, Anfitrite é filha da ninfa Dóris e de Nereu, portanto uma Nereida. Na mitologia romana, é conhecida como Salácia.
É esposa de Poseidon ( Netuno na mitologia romana) e deusa dos mares. Certa vez, quando se divertia com suas companheiras foi vista por Poseidon que, maravilhado pela sua deslumbrante beleza, tentou raptá-la, mas ela se recusou a unir-se ao deus, escapou e refugiou-se nas profundezas do oceano, em um lugar onde só sua mãe, Dóris, sabia onde estava. O deus dos oceanos não desistiu de sua paixão e continuou com suas investidas. Mandou um delfim procurá-la e ela foi encontrada ao pé do monte Atlas e convencida,concordou em voltar e montada num touro com cauda de peixe foi guiada pelo delfim, e casou com Poseidon, que a tornou rainha dos oceanos . 

 

Dessa  união, nasceu Tritão, deus marinho, metade homem, metade peixe que se tornou mensageiro e zeloso servidor dos pais, e com sua música produzida com búzios como instrumento, apaziguava a agitação dos mares para que a carruagem paterna pudesse percorrer em segurança seus domínios.
Anfitrite era representada portando um tridente, símbolo de sua soberania sobre os mares. Também  era retratada na pintura de vasos gregos como uma mulher jovem, muitas vezes levantando suas mãos em um gesto de beliscar. Às vezes ela era mostrada segurando um peixe. Na arte do mosaico a deusa geralmente passeia ao lado do marido em uma carruagem puxada por cavalos marinhos ou Hipocampos. Às vezes seus cabelos são fechados com uma rede e sua testa adornada com um par de chifres em forma de pata de caranguejo.

 

Um comentário:

  1. muito legal seu blog.
    as matérias foram bem confecçionadas.

    ResponderExcluir