Métis na mitologia grega era uma deusa titânica filha de Tétis e Oceano.
Métis era a deusa da sabedoria e prudência, era a reflexão personificada. Foi a primeira esposa de Zeus. Foi ela que deu a Cronos a beberagem que o fez regurgitar todos os filhos que havia engolido. Quando Métis estava grávida de Zeus, Gaia profetizou que Métis teria dois filhos: a primeira, Tritogenia, seria igual a Zeus em força e sabedoria, e o segundo seria reis de homens e deuses e que iria destronar seu pai. Zeus, temendo que isto acontecesse, engoliu a deusa viva e, junto com Métis foi engolida a sabedoria e os seus valores. Depois a cabeça de Zeus cresceria assustadoramente e Zeus ordenou a Hefesto que lhe abrisse a cabeça com um golpe de machado e dela nasceu Atena, saída já adulta e armada para a guerra.
Tem u errinho ai... Hefesto era Filho de Zeus e Hera, nem havia nascido ainda, pois Hera foi a segunda esposa de Zeus...
ResponderExcluirOlá Alexandre, esclarecendo o suposto erro, existe mais de uma versão sobre o nascimento de Hefesto. Uma delas é a qual ele teria nascido através de uma partenogêse de Hera, antes de se juntar a Zeus.
ResponderExcluirEstou fazendo um trabalho de mitologia grega se tiver mais arquivos sobre Atenas Apolo e Artemis
ResponderExcluir