sexta-feira, 16 de julho de 2010

Aegir

http://royaumemythologies.vip-blog.com/medias/1006/royaumemythologies-vip-blog-com-251575aegir.jpg

Aegir é o deus do mar da mitologia nórdica. É um dos Vanir, isto é, um dos deuses do elemento líquido ligado a natureza.Deus que aparece como governante do mar, foi adorado e temido pelos vikings, era considerado a própria personificação do oceano e de sua poderosa força. Foi esse deus quem provocou tempestades com sua raiva, e os Skalds (poetas vikings) disseram ter visto o choque de um navio com as “enormes mandíbulas de Aegir" quando ele naufragou. Dizia-se que frequentemente Aegir aparecia coroado com algas e sempre rodeado por ninfas e sereias, em seu próprio salão.Ran foi a esposa (e irmã) de Aegir. Eles tiveram nove filhas, que eram as ondas; todos os seus nomes são nomes poéticos para ondas. Aegir também fabricou cerveja para os deuses e, por isso, todo inverno os deuses bebiam cerveja em sua casa. Ele era, portanto, famoso por sua hospitalidade. Foi colocado ouro no chão de sua sala para que houvesse luz, em vez de se acender o fogo. Assim, o ouro foi denominado “incêndio Aegir”.Os copos no salão de Aegir estavam sempre cheios e recarregavam-se magicamente.
Ele era ao mesmo tempo cultuado e temido pelos marinheiros, pois estes acreditavam que Aegir aparecia de vez em quando na superfície para tomar a carga, homens e navios com ele para seu salão no fundo do oceano. Por isso eram feitos sacrifícios para apaziguá-los, muitas vezes sendo sacrificados prisioneiros antes de se começar a velejar.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVyGjZ9gf6XdzAe43OXLDRFzyg8mIBGS6gRCFOZr1F-V7i2wIduey4OPTC_6q2XNukdcrHBoMYNXVvQTbwRqLtt_r3_4hKWS5kD81un2-kgUqN0QlIaEF3dNnh1UuzuXS6R7PT_zhs6i8/s400/Aegir2.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário